Fábricas, assim como qualquer outro tipo de empresa, devem oferecer um ambiente de trabalho agradável e adequado.

Isso é importante para aumentar a produtividade da equipe, evitando-se contratempos e paralisações desnecessárias da produção.

Uma das maneiras de tornar o ambiente de uma fábrica mais agradável é por meio da utilização do climatizador evaporativo.

Ele não só melhora o ambiente, como também ajuda a reduzir custos e tornar a fábrica mais sustentável. Comparado a outras soluções de climatização, os climatizadores evaporativos se mostram muito mais benéficos e competitivos.

A seguir, mostraremos porque exatamente o climatizador evaporativo é considerado uma solução ideal também para fábricas.

Reduz custos

Com apenas 10% da energia consumida por um ar condicionado, um climatizador evaporativo consegue deixar um ambiente com uma temperatura em torno de 25 ºC.

Com isso, ele ajuda a reduzir bastante o consumo de energia elétrica – cujo custo aumenta ainda mais em épocas de baixas nos reservatórios.

Sua instalação simples não onera o caixa das fábricas de modo algum. Sem contar os modelos de climatizadores evaporativos portáteis, que não requerem instalação.

Além disso, a manutenção do climatizador é simples e pode ser feita por funcionários da própria fábrica.

Tudo isso contribui para que o caixa da fábrica fique mais aliviado – algo bastante desejável principalmente em épocas de reaquecimento da economia.

Melhora a qualidade do ar

O climatizador evaporativo melhora a qualidade do ar da fábrica:

  • Deixando a sua temperatura em torno de 25 ºC (o que evita desconcentração, sonolência, apatia, perda de coordenação, acidentes, etc.);
  • Mantendo a sua umidade entre 60 e 70% (o que evita complicações alérgicas, dores de cabeça, sangramentos nasais, etc.);
  • Renovando o ar a todo o momento e expulsando continuamente do ambiente qualquer fumaça, fuligem, odores, pó, poeira, poluentes, produtos voláteis, partículas em suspensão, etc.

Isso impacta diretamente na produtividade da equipe e evita contratempos com os colaboradores por conta das altas temperaturas, baixa umidade ou má qualidade do ar da fábrica.

Contribui para o atendimento da NR-15

As fábricas devem atender às exigências do Anexo III da Norma Regulamentadora 15 (NR-15), que trata dos limites de tolerância para exposição ao calor.

O climatizador evaporativo é a maneira mais econômica e eficiente (isto é, com melhor custo-benefício) para adequar a fábrica à Norma do Ministério do Trabalho, evitando-se, desse modo, o comprometimento da saúde dos colaboradores e multas/indenizações por insalubridade laboral.

Contribui para a sustentabilidade

A sustentabilidade é um quesito muito discutido e valorizado no mundo corporativo e comercial.

A cada dia, mais empresas e consumidores exigem processos, produtos e serviços que não agridam o meio ambiente.

O climatizador evaporativo é campeão nesse quesito, permitindo que a fábrica se adeque a tal exigência.

Ele faz isso consumindo um mínimo de energia elétrica e não utilizando gases refrigerantes nocivos ao meio ambiente e à camada de ozônio em seu processo de resfriamento do ar.

Assim, a fábrica ganha o selo verde e consegue se posicionar melhor no mercado, de forma a ganhar vantagens competitivas independentemente do seu ramo ou segmento.

Isso explica o porquê do climatizador evaporativo ser considerado a solução de climatização ideal para qualquer tipo de fábrica, que acaba tendo uma solução altamente eficiente por um baixo custo, algo que ajuda a melhorar significativamente seu desempenho.

E sua fábrica? Já está utilizando climatizadores evaporativos? Entre em contato conosco para entendermos suas necessidades e lhe ajudarmos a obter todos esses benefícios!